Cuidados com Joias em Prata

A prata é um metal bastante utilizado e muito querido por homens e mulheres que valorizam joias nobres e elegantes. No entanto, ela possui características que exigem maior atenção, como a possibilidade de oxidar e perder o brilho.

Por essa razão, criamos este post com os principais cuidados com joias de prata que você deve ter para que sua peça fique conservada e com o brilho natural. Ficou interessada? Então não deixe de ler!

Entenda como ocorre o processo de oxidação da prata

A oxidação é o processo de escurecimento da joia. Ele ocorre quando o metal entra em contato com o enxofre, que está presente massivamente no nosso dia a dia, e também com excesso de ar e umidade. Além disso, o suor também contribui para a oxidação da prata, assim como o contato com cremes, perfumes, calor, pomadas, loções etc.

É importante ressaltar que esse é um processo NATURAL do metal e que não significa que a qualidade da liga seja ruim. A boa notícia é que, com os cuidados certos, é possível fazer com que a joia volte a ter seu brilho normal.

Conheça 5 cuidados com joias de prata que você deve ter

Quer saber o que fazer para que a sua joia fique conservada e mantenha o brilho por mais tempo? Então confira esses cuidados básicos.

  • 1. Limpe sempre depois de usar

Não deixe para limpar sua joia apenas quando ela estiver mostrando sinais de escurecimento. O ideal é fazer a limpeza sempre que usar, visto que o contato com o próprio suor pode alterar o brilho da peça. Sei que na correria de nossa rotina, fica difícil fazer isso diariamente. Então tente ter esse cuidado sempre que possível!

Uma flanela macia é mais que suficiente. Não precisa adicionar nenhum produto, nem mesmo água. Basta ter delicadeza e retirar a sujeira que está acumulada.

  • 2. Não utilize produtos de limpeza doméstica

Por falta de informação correta, algumas pessoas usam produtos de limpeza doméstica em suas joias de prata. Esse é um ERRO que pode danificar bastante a peça. Inclusive, quando estiver fazendo as tarefas domésticas, como lavar roupas, louças etc., retire suas joias de prata para que elas não tenham contato com os produtos químicos.

  • 3. Evite o contato da prata com o mar

Vai à praia? Deixe sua prata em casa ou as retire antes de entrar no mar. Isso é necessário porque a água salgada pode oxidar as joias de prata mais rapidamente. Da mesma forma, evite banhos de piscina, pois o contato com o cloro também é prejudicial.

  • 4. Guarde corretamente

Muita gente acredita que basta limpar e colocar em qualquer lugar. Esse erro é bastante comum e pode ser o causador das manchas e falta de brilho das suas joias de prata.

É fundamental guardá-las em um local apropriado e que não seja propício para a oxidação, como caixas de metal, gavetas e outros locais fechados e úmidos. Depois de limpar, guarde-as separadamente em saquinhos de papel ou em caixinhas próprias para o metal. Outra boa dica é embrulhar em papel toalha.

  • 5. Use produtos apropriados para a limpeza da peça

A limpeza das joias de prata deve ser feita com produtos específicos para não correr o risco de danificá-las. Além da flanela macia, o limpa pratas líquido é o produto ideal para fazer a limpeza periódica do metal. Sem contar que ele é capaz de remover oxidações profundas, recuperando o brilho natural da joia.

Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

Roberto Simon Ltda. - CNPJ: 49.748.080/0001-57 © Todos os direitos reservados. 2021